Agenda Municipal / Exposições Natividade – A representação da vida
Museu Arte Sacra da Capela da Lapa
Entrada gratuita | Horário: Terça: 10h00 às 13h00; Quinta: 14h30 às 17h00
Falar da Natividade é falar do mistério de Cristo: encarnação, paixão, morte e ressurreição.
Neste, a arte e a cultura são igualmente verdadeiros instrumentos que nos levam em busca do conhecimento de um Deus que se faz um entre nós.
Um mistério inefável e maravilhoso, deixa-nos estupefactos, numa admiração sem igual... e a Natividade está diante de nós como realidade divina e, ao mesmo tempo, humana. É tão marcante que se torna no ponto central da História da Humanidade: o antes e o depois de Cristo.
A cultura e a arte foram, desde sempre, um meio de transmissão da História, e um dos grandes aliados da perpetuação cristã e imagem da comunhão entre o humano e o divino: o diálogo íntimo entre o génio e o dom. Ao longo dos tempos, as representações da Natividade foram conquistando formas e conteúdos diferentes, nunca fugindo do essencial. Ainda hoje ela tem uma força criativa que não esgota o desejo de a representar. Há sobretudo a preocupação em trazer a Natividade para os acontecimentos da atualidade, como que atualizando constantemente o nascimento de Deus entre a humanidade.
Esta é uma exposição que resulta de uma parceria entre o Município de Famalicão, através da Rede de Museus, e o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.