O SEU LUGAR

“O Vinho Verde e Alberto Sampaio” em debate

02-09-2016
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Associação Portuguesa da História da Vinha e do Vinho (APHVIN/GEHVID) promovem no próximo dia 16 de setembro, o colóquio “O Vinho Verde e Alberto Sampaio” no âmbito do programa comemorativo dos 175 Anos do Nascimento de Alberto Sampaio. O evento realiza-se no Palacete do Conde Silva Monteiro, sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, no Porto, e conta com o apoio da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Câmara Municipal de Guimarães, Banco Português de Investimento e Quinta de Boamense.
Invocando as palavras do Presidente da Associação Portuguesa da História da Vinha e do Vinho, Professor Barros Cardoso, neste encontro «procurar-se-á fixar os contributos, menos conhecidos, de Alberto Sampaio à melhor prática da vitivinicultura» a partir do estudo de documentação inédita do Fundo de Alberto Sampaio, depositado no Arquivo Municipal, e da sua obra publicada. Para isso, um conjunto de investigadores convidados a apresentar comunicações sobre o tema, propôs-se, acrescenta Barros Cardoso, «revisitar os seus métodos, olhar as suas ligações a outros viticultores, colher dados da aplicação prática da inovação que absorveu nos contactos internacionais que manteve, ou discutir a precocidade do olhar crítico que lançou às formas mais arcaicas de condução da vinha na Região dos Vinhos Verdes».
Após a abertura do Colóquio, marcada para as 10h00, irão decorrer ao longo do dia as onze comunicações previstas, repartidas por quatro mesas, estando marcado para as 16h30 o debate e encerramento, a que se seguirá um verde de honra nos jardins do Palacete do Conde Silva Monteiro, oferecido pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
As inscrições devem ser feitas por email: aphvin@gmail.com.

QUEM FOI ALBERTO SAMPAIO
Alberto Sampaio (1841-1908), um vimaranense de nascimento, passou parte da sua vida na Casa de Boamense, situada no concelho de Vila Nova de Famalicão. Relacionou-se com figuras de grande relevo no meio intelectual e político da época, tais como Antero de Quental, Oliveira Martins, José Falcão e Teófilo Braga. Personalidade multifacetada, foi pioneiro da história económica e das instituições rurais em Portugal e um estudioso em matéria de agronomia onde se distinguiu no domínio da viticultura e na produção de vinhos de qualidade, na sua Quinta de Boamense, premiados em vários certames nacionais e internacionais. Sobre ele, escreveu José Salvador na sua obra Portugal Vinhos Cultura e Tradição: «Alberto Sampaio foi um notável estudioso da viticultura do Minho, sugerindo uma revolução na agricultura do setor ao defender a criação de regiões vitivinícolas no nosso país e a seleção de castas de qualidade para os encepamentos, entre outras sugestões que apresentou para a melhoria da cultura da vinha e do fabrico do vinho. A grande inovação deste historiador foi encarar o conceito de vinho como uma questão de harmonia: cor, perfume, sabor, frescura e, claro, teor alcoólico, sendo necessário todo este conjunto equilibrado para se atingir um vinho de grande nível. Estudioso até à exaustão dos problemas da viticultura e da enologia, defendeu na época a produção de vinhos varietais depois de estudar mais de 40 castas. Na viticultura propôs também o cordão simples, que viria a ser adotado muito mais tarde em substituição das vinhas de enforcado e de ramada. Este verdadeiro lavrador pretendia obter vinhos de perfil moderno, apontando como modelo os de Bordéus e da Borgonha.»

PROGRAMA
9h30 – Abertura
Presidente da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão, Dr. Paulo Cunha *
Presidente da CVRVV, Dr. Manuel Pinheiro
Coordenadora da Comissão Organizadora, Eng.ª Emília Nóvoa Faria
* sujeita a confirmação
10h00 – Mesa 1 | Moderador: Francisco Ribeiro da Silva
Alberto Sampaio e os vinhos da Quinta de Boamense em Famalicão (1871-1908)
António Barros Cardoso
As castas que Alberto Sampaio cultivou
Teresa Mota
Conduzir a videira do Verde: o passado e o presente
Rogério de Castro
11h30 – Mesa 2 | Moderador: Henrique Rodrigues
A viticultura minhota nos estudos sampaianos da Revista Guimarães
José Luís Braga
Alberto Sampaio nas exposições nacionais e internacionais
José António Oliveira
As freguesias na revitalização da sociedade portuguesa de oitocentos no tempo de Alberto Sampaio
José Viriato Capela
12h30 – Debate
14h30 – MESA 3 | Moderador: José António Oliveira
O ambiente social em que se moveu Alberto Sampaio
Ana Sílvia Albuquerque Nunes
Correntes de papel e tinta: uma abordagem à correspondência de Alberto Sampaio
Henrique Rodrigues
Alberto Sampaio e a política oitocentista
Célia Taborda
15h50 – MESA 4 | Moderador: Célia Taborda
Alberto Sampaio e Oliveira Martins
Francisco Ribeiro da Silva
Alberto Sampaio e a Revista de Portugal
J. Gonçalves Guimarães
16h30 – Debate e encerramento
17h00 – Verde de Honra nos Jardins da CVRVV (gentileza da CVRVV)

LOCAL
Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes
Rua da Restauração, 318 – 4050-501 Porto

INFORMAÇÕES
Associação Portuguesa de História da Vinha e do Vinho
TL: 22 607 7340 | Email: aphvin@gmail.com
Arquivo Municipal Alberto Sampaio
TL: 252 312 661
88879 leituras