O SEU LUGAR

Os milagres de Fátima e a imprensa periódica em exposição

11-05-2017
O que relatavam os jornais, em 1917, depois das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos? Como trataram o tema? Quem entrevistaram? Isso mesmo vai mostrar a exposição "Os Milagres de Fátima (1917) e a Imprensa periódica do seu tempo" que vai estar patente no Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão, a partir desta sexta-feira, 12 de maio.

No ano em que se assinala o I Centenário das Aparições de Fátima (1917-2017), pretende-se que o visitante compreenda como a imprensa local e nacional (republicana, monárquica, católica e humorística) da época viu e relatou estes fenómenos que marcaram o 1º quartel do século XX.

A investigação e a exposição é organizada pelo Museu Bernardino Machado e é constituída por 6 painéis, que mostram vários periódicos da época, nomeadamente, “O Mensageiro” e o “Jornal de Leiria” relativos à imprensa local (Leiria), da imprensa monárquica “O Dia”, “A Monarquia” e “O Liberal”, da imprensa católica “A Ordem”, da imprensa republicana “A República” e o “Século” (Ilustração Portuguesa) e da imprensa humorística “O Século Cómico”.

A exposição estará patente até 30 de junho, na Sala Júlio Machado Vaz e pode ser visitada de terça a sexta-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados e domingos das 14h30 às 17h30.
100860 leituras