Agenda Municipal / Teatro Paisagem Efémera – Industrial e Urbana

Paisagem Efémera – Industrial e Urbana Teatro da Didascália
27 a 29 Mai
Programa Teatro da Didascália

Ato I
Fábrica Sampaio Ferreira - 19h00
Organização: Teatro da Didascália

Este ano Riba d’Ave será a nossa segunda casa. Ao longo dos próximos meses iremos olhar o território ribadavense e a sua paisagem industrial. Ao todo serão três atos de uma peça que se irá construir ao longo de 12 meses. A primeira apresentação pública terá lugar já em maio e o nosso encontro será no espaço da antiga Fábrica Sampaio Ferreira.

Nos últimos meses andámos a vaguear pela vila à procura de vestígios, histórias e imagens que nos falassem da fábrica, do trabalho, dos operários, das operárias, mas também do rio que dá nome à vila e que se esconde atrás da fábrica. Aqui, a fábrica está por toda a parte: nas margens e na água do rio, no mercado, no hospital, nas escolas, no hóquei, no cineteatro e até dentro das próprias casas. A fábrica está em todos os lugares mas já não está na fábrica. Fechou, está vazia, tirou férias ou foi dar uma volta. A sua presença faz-se sentir pelo silêncio que deixou no centro da vila e por tudo o que cresceu a partir dela. É a partir desse centro, desse átomo gerador do big-bang da revolução industrial de Riba d’Ave que partiremos.

No vazio e no silêncio deixado pela antiga fábrica descobrimos uma página em branco para escrever o presente. Encontrámos uma fábrica vazia para ocupar com a imaginação futuros utópicos. É verdade, transformamos um antigo espaço de trabalho num lugar lúdico para exercitar a imaginação.
2587 leituras