O SEU LUGAR

Primeira sessão de esclarecimento do projeto “Os Nossos Rios” com boa adesão

20-07-2016
Cerca de 40 pessoas participaram no passado sábado, 16 de julho, na primeira sessão de esclarecimento à população sobre o projeto “Os Nossos Rios”. A ação realizou-se no Centro comunitário da Engenho em Arnoso de Sta. Maria e teve como principais destinatários os proprietários de terrenos ribeirinhos e população em geral, debruçando-se sobre a importância das linhas de água e as suas formas de preservação.
Estiveram presentes o vereador do Ambiente da autarquia famalicense, Pedro Sena, o Presidente da União de Freguesias de Arnoso Sta. Maria, Sta. Eulália e Sezures, Jorge Amaral, o Presidente da Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, Engenho, Manuel Araújo e ainda o engenheiro ambiental, Pedro Teiga.
Na sessão, Pedro Teiga abordou várias questões que são importantes na requalificação das margens de uma linha de água tais como: Plantar árvores autóctones junto às margens dos rios e ribeiras, respeitar os 10 metros do domínio hídrico, remover entulhos e resíduos das margens, realizar podas e limpezas seletivas de acordo com as indicações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), permitir o acesso às margens para fiscalização pescadores e ações de sensibilização, criar abrigos e espaços para a fauna nativa, preferir fertilizantes que não contenham fitofármacos nas produções agrícolas junto das margens, entre outras.
Entretanto, durante a próxima semana serão realizados, pelo Municipio, alguns trabalhos de remoção de invasoras e infestantes e algumas podas seletivas, bem como a marcação de um percurso ao longo das margens do Rio Guisande.
Já no próximo dia 23 de julho pelas 10 horas junto à praia fluvial de Arnoso Sta. Eulália irá realizar-se uma ação de limpeza com a ajuda de voluntários com o intuito de envolver toda a população neste trabalho benemérito que é a preservação dos Nossos Rios.
90503 leituras