O SEU LUGAR

Primeiro livro sobre Libélulas de Portugal apresentado em Famalicão

27-11-2013
Com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Associação Vento Norte apresenta nesta sexta-feira, 29 de novembro, às 21h30, na Casa do Território o livro “As Libélulas de Portugal”, de Ernestino Maravalhas e Albano Soares, o primeiro livro sobre as libélulas do país, projetado com o intuito de servir os Naturalistas que se deslocam ao campo para observar estes insetos e os especialistas da Conservação que trabalham com os Odonata.

Ao longo das 336 páginas da publicação, é possivel ficar a conhecer as 65 espécies de libélulas conhecidas de Portugal. Para cada uma delas existe um texto, um mapa e fotografias de animais vivos em poses naturais. As inúmeras microfotografias de detalhes ajudam a identificar os animais e contribuem para o conhecimento e conservação da biodiversidade em Portugal. Foi utilizada uma inovadora técnica de empilhamento digital de fotografias (stacking) de forma a obter uma maior fidelidade e a qual permite exibir uma profundidade de campo ilimitada.

Ernestino Maravalhas, entomologista e especialista em libélulas de Portugal, foi durante vários anos presidente da Vento Norte, tem livros e artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras interessando-se sobretudo por Lepidópteros (borboleta) e Odonata (Libélulas) de Portugal tendo em 1982 iniciado o estudo dos Odonata de Portugal com Serafim Aguiar e Carlos Aguiar e é Co-fundador do TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Albano Soares, entomologista, especialista em libélulas de Portugal e fotógrafo de Natureza, desde jovem que se interessa pela biodiversidade que observa e fotografa, desde 2003 que se dedica à fotografia de Natureza e à investigação de insetos de Portugal, com especial interesse por Odonata de Portugal e por outros grupos faunísticos, incluindo insetos dulceaquícolas e anfíbios com vários artigos publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Tem participado em projetos de investigação como o Higro, no âmbito do TAGIS e de outras entidades (Quercus, etc.).

Durante a apresentação os convidados poderão também consultar o livro e debater com os autores qualquer questão acerca das Libélulas de Portugal, quer relacionada com a concepção quer como conteúdo. Haverá também um posto de venda do livro, bem como do livro As Borboletas de Portugal, que poderão ser adquiridos ao preço de editor e antes de ser colocado à venda nas livrarias.
101445 leituras