O SEU LUGAR

REN reforça serviço de apoio domiciliário da Engenho

19-02-2018
Cerca de 45 utentes do serviço de apoio domiciliário da Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este contam com um novo veículo para facilitar a prestação de cuidados de saúde a idosos. O veículo doado pela REN – Redes Energéticas Nacionais vai dar uma maior flexibilidade e eficácia aos cuidados de higiene, alimentação, tratamento da roupa ou medicação aos utentes das cinco freguesias do território de intervenção da Engenho e freguesias circunvizinhas da zona Norte do Município de Vila Nova de Famalicão.
Este serviço é assegurado diariamente, por três equipas de ajudantes de ação direta, coordenadas por uma assistente social que planifica e articula toda esta ação com outras entidades desde a saúde à segurança social, passando pelas autarquias locais. Esta viatura vai permitir uma maior flexibilidade e capacidade de resposta em termos de mobilidade e acessibilidade, aumentando a eficácia e eficiência do serviço. Este apoio contribui para a manutenção do utente no seu contexto familiar, evitando-se, desta forma, a institucionalização em lares ou hospitais.
“É uma honra ver o nosso trabalho e projetos reconhecidos e estimulados por uma organização com a dimensão e a projeção da REN, onde relevamos o seu o princípio da responsabilidade social e o apoio que, de diferentes formas, vem prestando às comunidades locais, contribuindo para a sua coesão e sustentabilidade” assegurou o presidente da direção da Engenho, Manuel Augusto de Araújo.
Para Margarida Ferreirinha, a doação desta viatura é feita “no âmbito do apoio às comunidades locais onde a REN está inserida. A Engenho desenvolve um trabalho muito relevante, que acompanhamos desde que foi uma das vencedoras do Premio Agir. Temos mantido, com muito interesse, o contacto com a instituição e ficamos satisfeitos por poder continuar a contribuir para o bem-estar dos cidadãos mais idosos desta comunidade”.
A Engenho foi premiada em 2015 com o Prémio AGIR, da REN, uma iniciativa anual criada para apoiar projetos que dêem resposta a problemas sociais concretos. A instituição de Vila Nova de Famalicão ficou em terceiro lugar com um projeto no âmbito do envelhecimento ativo, através do desenvolvimento de atividades promotoras da estimulação cognitiva e sensorial.
Em 2018, o Prémio AGIR tem como tema a preservação do património natural das regiões. As candidaturas estão abertas a partir de 1 de Março e estendem-se até ao dia 30 de abril. Saiba mais em www.ren.pt
105496 leituras