O SEU LUGAR

Sexta-feira de conferência no Museu Bernardino Machado

13-02-2019
É já nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, às 21h30, que o Museu Bernardino Machado recebe mais uma sessão do ciclo de conferências, desta vez com a professora Heloísa Paulo como convidada para debater o tema “A I República Portuguesa no Brasil: do 5 de outubro ao 28 de maio de 1926”.
O objetivo, explica a convidada, “é demonstrar o impacto do republicanismo português no Brasil e a importância do 5 de Outubro como símbolo de resistência oposicionista dos exilados ou emigrados democratas portugueses residentes no Brasil”.
Heloísa Paulo é doutorada em História Contemporânea pela Universidade de Coimbra, investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), tendo sido uma das responsáveis por sua criação. Possui trabalho nas áreas do Salazarismo, Propaganda, Cinema, Emigração e Oposição Antissalazarista. É autora de obras como ‘Aqui também é Portugal!’ A colónia portuguesa do Brasil e o salazarismo. Coimbra: Editora Quarteto, 2000; tendo coordenado diversas outras como Memórias das Oposições (1927-1969). Coimbra: Minerva Editora, 2010.
Recorde-se que este ano o ciclo de conferências é dedicado ao tema “Relações Portugal – Brasil na I República (1910-1926)”. Ao todo irão decorrer nove conferências com a participação de investigadores e académicos especialistas na temática.
Para além da divulgação e valorização da figura de Bernardino Machado, um famalicense por adoção que foi Presidente de Portugal por duas vezes durante a I República, o Museu Bernardino Machado tem vindo a destacar-se na organização de diversos eventos e na produção de documentos que têm sido essenciais para investigadores e historiadores, assumindo uma vocação de estudo académico.
O Museu Bernardino Machado que completou em 2017, 15 anos está instalado no Palacete Barão da Trovisqueira, um majestoso edifício do século XIX, localizado bem no centro da cidade de Vila Nova de Famalicão.
103501 leituras