O SEU LUGAR

Sindicalismo no Estado Novo dá o mote para as VI Conferências da Primavera

08-05-2014
O sindicalismo no Estado Novo e as questões que marcaram a história do movimento operário em Portugal são os temas em foco em mais uma edição das Conferências da Primavera, que esta sexta-feira, dia 16 de maio, regressam ao Museu da Indústria Têxtil, em Vila Nova de Famalicão. “O Sindicalismo durante o Estado Novo, 1926 – 1974” é o mote para esta sexta edição da iniciativa.

Organizadas pela Câmara Municipal de Famalicão, as Conferências da Primavera encontram-se inseridas no programa comemorativo do Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus, assinalado no município famalicense até ao próximo domingo, 18 de maio.

Com um leque de conferencistas referenciados na investigação na área da história e da política portuguesa, as VI Conferências da Primavera contam com a participação, entre outros, do docente da Universidade do Minho e diretor do Museu da Indústria Têxtil , José Manuel Lopes Cordeiro e dos Investigadores do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, João Madeira e Maria Inácia Rezola. Já a moderação das conferências ficará a cargo do coordenador da Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão, Artur Sá da Costa.

Os interessados em marcar presença na iniciativa deverão inscrever-se via telefone, através do número 252 313 986, ou via email, para o endereço geral@museudaindustriatextil.org .

Programa

10h30: Sessão de Abertura
10h45 – Albérico Afonso, O movimento operário em Setúbal no período da Ditadura Militar – Da resistência revolucionária à humilhação paternalista
11h15 – Maria Inácia Rezola, Sindicatos e Sindicalismo Católico no Estado Novo Salazarista
11h45 – João Madeira, As greves e os sindicatos - padrões reivindicativos no marcelismo
12h15 – Debate

Almoço livre

15h00 – Ana Sofia Ferreira, Reflexões em torno de uma prática sindical à margem do PCP durante o marcelismo
15h30 – Maria João Raminhos Duarte, O Sindicalismo no Estado Novo: a organização do PCP e o entrismo no Algarve
Pausa para café
16h15 – José Manuel Lopes Cordeiro, As eleições para o Sindicato Têxtil de Delães em 1971, e algumas questões da história do movimento operário
16h45 – Debate
17h00 - Encerramento


91870 leituras