O SEU LUGAR

Sonho da Devesa registado em livro

26-02-2013
“A história do Parque da Devesa é a história de um sonho”. Um sonho que está agora registado em livro. “Parque da Devesa: A cidade e o Parque” é o título da obra composta por 110 páginas, preenchidas essencialmente com imagens captadas nos primeiros dias do Parque da Devesa. No preâmbulo, o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, fala do “sonho que se torna realidade ao fim de várias décadas de gestação e cuja concretização significa um acréscimo da qualidade de vida dos famalicenses”.
O autarca refere ainda que “estamos perante um projeto realmente grandioso – certamente uma das maiores e mais ambiciosas obras de sempre executadas no município –, que vai de encontro ao compromisso que assumimos com os famalicenses de fazer de Famalicão um polo de desenvolvimento e de qualidade de vida”.
Dividido em quatro capítulos, o livro faz a ligação entre o Parque e a cidade, fazendo uma retrospetiva histórica dos espaços. Assim, o primeiro capítulo é dedicado aos “Jardins e Parques Públicos da Cidade” dividindo-se nos subtemas “A Vila em 1920”; “A Vila em 1945” e “A cidade em 2003”. Segue-se o capítulo “Lugares da Devesa”, com destaque para “Patrimónios de sempre” e “Lugares, memórias e identidades”. O terceiro capítulo é dedicado à “Estratégia para o Parque da Devesa”, com referência aos “Projetos para o Parque”; “Operações da Parceria” e “Planta do Parque”. O último capítulo é dedicado à “Opinião e Imprensa”.
Editado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, o livro teve uma tiragem de quatro mil exemplares e pode ser consultado em todos os polos da Biblioteca Municipal e nas várias Bibliotecas Escolares.
125443 leituras