Na freguesia de Fradelos, em Vila Nova de Famalicão, já se recolhem os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado para “mandar tudo para o Galheiro”.
Na noite do próximo dia 4 de março, dia de Carnaval, Famalicão volta a cumprir a tradição da Queima do Galheiro, uma manifestação ancestral relacionada com o Entrudo que assinala o término das festividades carnavalescas, a expulsão das forças negativas do Inverno e o início do período renovador da Quaresma.
O galheiro arde na freguesia de Fradelos, a partir das 22h00, nos lugares de Ferreirinhos, Valdossos, Outeiro do Sino e Quinta/Sapugal.
Ao longo de vários dias, em vários lugares da freguesia, a população sai à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, em redor de um tronco de pinheiro (galheiro). No topo coloca-se um boneco a que se chama ‘entrudo’ e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há mesmo um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.
Nos dias que antecedem esta tradição popular, haverá uma programação musical e recreativa que arranca já nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, envolvendo a presença de caras conhecidas como o músico Iran Costa (dia 1) e os humoristas Fernando Rocha e Miguel 7Estacas (dia 4) em Quinta/Sapugal, o cantor Victor Rodrigues (dia 4) em Ferreirinhos, a banda Sons do Rio (dia 4) em Valdossos e o jovem grupo musical Marotos da Concertina (dia 4) no Outeiro do Sino, entre outros momentos de animação.
Para além desta tradição popular, também terá lugar no dia 4 de março, o Desfile de Carnaval de Fradelos, organizado pela associação juvenil Koklus, entidade que também promove o concurso de Galheiros. Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.
Recorde-se que as festividades carnavalescas arrancam já nesta sexta-feira em Vila Nova de Famalicão e têm como ponto alto a noite de 3 para 4 de março, em que são esperadas milhares de pessoas nas ruas da cidade.