O SEU LUGAR

Trinta metros de arte manual para ver em Sezures

15-01-2018
Domingos Correia tem 61 anos. Sezurense de gema, diz que ajuda a preparar o grande arco da festa da freguesia, em honra do santo padroeiro São Vicente, “desde que se lembra”. As festas estão à porta, decorrem entre os dias 20 e 22 de janeiro, mas os preparativos decorrem desde novembro.

“Este ano o arco tem cerca de 30 metros de altura. Começamos em meados de novembro com a recolha da madeira e embora a chuva dos últimos dias tenha atrasado um bocadinho o trabalho, conseguimos erguê-lo a tempo das festas”, disse.

A tradição conta com mais de meio século e nela participam, todos os anos, dezenas de homens e mulheres da freguesia famalicense de Sezures.

Conta o Presidente de Junta, Jorge Amaral, que a colocação do arco no ponto mais alto da freguesia, no monte de São Vicente, é uma forma de anunciar o aproximar das festas de Sezures, por onde passam anualmente cerca de 3 mil visitantes.

Este ano, a mostra associativa da freguesia associa-se à romaria e conta mais uma vez com a realização do concurso de Arte Vicentina que desafia a comunidade a apresentar pequenas réplicas do grande arco da festa. Iniciativa conta já com mais de uma dezena de inscritos.
99920 leituras