O SEU LUGAR

Última visita guiada aos Paços do Concelho decorre a 7 de Junho

30-05-2014
O Jarrão de coroamento do frontão dos antigos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão é um dos raros objetos que resistiram ao violento incêndio que destruiu o imóvel na madrugada de 5 de abril de 1952 e que, agora, pode ser visto durante as visitas guiadas ao atual edifício dos Paços do Concelho.

Desde há um ano, que uma equipa de técnicos da autarquia percorre, aos sábados, as salas, os gabinetes e os corredores do edifício dando a conhecer a história e o património que vive nos Paços do Concelho de Vila Nova de Famalicão, uma casa projetada pelo arquiteto Januário Godinho e inaugurada em 1961. O Jarrão é apenas um dos muitos objetos repletos de história e histórias que atraem a atenção dos visitantes.

O próximo dia 7 de Junho é a última oportunidade para efetuar uma visita guiada ao edifício dos Paços do Concelho e para ficar a conhecer a história deste património edificado.

Por se tratar da última visita guiada, dispensa-se a inscrição prévia, sendo que os interessados devem comparecer pelas 10h30, na porta principal do edifício.

Em jeito de balanço, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, considera que a iniciativa foi “um sucesso”, tanto pela quantidade de “visitantes que participaram nas visitas como pelo interesse e aproximação afetiva que suscitou na população”. Para o autarca, “o edifício dos Paços do Concelho, projetado pelo arquiteto Januário Godinho e inaugurado em 1961, mantém as marcas do tempo, arrastando consigo fatos e episódios que fazem parte da memória coletiva famalicense”.
86283 leituras