O SEU LUGAR

Voluntários limpam margens do rio Guisande

24-07-2017
Mais de meia centena de voluntários participaram, este sábado, em mais uma jornada de limpeza das margens ribeirinhas de Vila Nova de Famalicão. A ação que decorreu nas margens do rio Guisande foi promovida pela autarquia em conjunto com a Engenho, Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este e a União de Freguesias de Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures.

Esta iniciativa, inserida no âmbito do projeto “Os Nossos Rios” – que tem como objetivo a proteção do ambiente e a promoção do património natural do concelho – e também no processo de adoção do Rio Guisande pela Associação Engenho, envolveu mais uma vez a comunidade na limpeza e preservação das margens e leito do Rio, valorizando assim o património natural. Ao todo, foram limpos mais de 700 metros de margem.

A ação contou com a presença do vereador do Ambiente, Pedro Sena. Entre os voluntários, destaque para o movimento associativo, autarcas, grupos de jovens, associações ambientalistas, agrupamentos do CNE, crianças, pais e colaboradores da Engenho e proprietários dos terrenos ribeirinhos.

Além da ação de limpeza, também se realizou uma verdadeira saída de campo com a responsável do Projeto Rios e um biólogo da H2Ave, que tomaram o rio Guisande como um laboratório vivo e deram a aula aos mais pequenos, in loco, que vibravam a cada descoberta.

Do rio tirou-se uma variadíssima quantidade de plásticos, garrafas, tecidos, restos de uma maquina de lavar e até mesmo ossos, mas no final dos trabalhos todos estavam satisfeitos e com sentimento de missão cumprida e até o Rio voltou a cantar!
108544 leituras