O SEU LUGAR

Arquivo Municipal recorda a vila de Famalicão no seu primeiro aniversário

08-07-2014
As comemorações do Dia da Cidade arrancaram com recordações de outros tempos. A história, os lugares e as personagens mais emblemáticas de Vila Nova de Famalicão foram a inspiração do artista plástico famalicense Fernando Marques para a sua mais recente exposição de desenho intitulada “Famalicão: Vila/Cidade”. A mostra foi inaugurada na manhã desta quarta-feira pelo presidente da autarquia no Arquivo Municipal Alberto Sampaio, que hoje celebra o seu primeiro aniversário.

Patente até ao dia 1 de agosto, a exposição transporta-nos no tempo e leva-nos a recordar Famalicão ainda enquanto vila, confrontando as imagens do passado com a atmosfera cosmopolita que atualmente Famalicão respira enquanto cidade. Da antiga Rua Formosa, que agora é Rua Adriano Pinto Basto, ao Parque da Devesa, são vários os desenhos que nos levam a contemplar como foi, e como é Famalicão nos dias de hoje.

Paulo Cunha felicitou o autor pelo trabalho agora exposto, parabenizando-o ainda pelos seus 25 anos de carreira artística. Para o Presidente da Câmara Municipal esta é a melhor forma de celebrar o primeiro aniversário do Arquivo, “trazendo para este espaço uma exposição que retrata as memórias da nossa cidade”.

“É importante que os famalicenses mantenham na memória o que esta cidade é, mas que não se esqueçam de como que ela foi do ponto de vista arquitetónico, do espaço público e da vivência social à época”. E acrescenta, “este paralelo entre o que a cidade foi e o que é atualmente, é decisivo para que possamos alicerçar o futuro de Famalicão”.
89463 leituras