O Município de Vila Nova de Famalicão está a criar um Plano de Ação para a Cultura que vai vigorar até 2030. O documento estratégico vai servir de “bússola” para as políticas municipais e, além de um diagnóstico alargado do concelho, conterá a visão estratégica, objetivos, resultados e metas a atingir até ao final desta década, no que refere à área cultural.
“A elaboração deste documento vai permitir-nos obter informação valiosa sobre o estado da cultura no nosso território e é mais uma ferramenta de trabalho que temos ao nosso dispor”, comenta a propósito o vereador da Cultura da Câmara Municipal, Pedro Oliveira, acrescentando que vai resultar num “plano de ação estruturado, baseado numa autêntica ‘radiografia’ do ecossistema cultural do nosso concelho, sem descurar as perspetivas e expectativas da comunidade famalicense”.
Refira-se que a elaboração do Plano Estratégico e de Ação para a Cultura arrancou no primeiro trimestre deste ano, com a definição das linhas orientadoras e parte operacional. O diagnóstico do estado da cultura no território está a decorrer desde o passado mês de março, envolvendo a auscultação de técnicos, instituições, artistas e cidadãos, tendo em vista o mapeamento e análise crítica do estado atual do setor cultural e criativo no concelho, bem como a identificação das principais necessidades, problemas e oportunidades neste âmbito.
Este trabalho foi dado a conhecer ao Conselho Municipal da Cultura no passado dia 14 de abril, num encontro que decorreu na Casa das Artes e que ficou também marcado pela realização de uma sessão de auscultação técnica, envolvendo a recolha de perceções sobre a vida cultural local e as políticas culturais do município, bem como de ideias sobre as prioridades futuras nesta área, dirigida aos membros deste órgão.
Com base na informação que está a ser recolhida, serão traçados objetivos estratégicos, que serão suportados por um plano de ação, que conterá propostas de projetos estruturantes, redes e parcerias, entidades a mobilizar, oportunidades de financiamento, resultados a alcançar e orientações para a implementação, monitorização e avaliação do plano.