O paradigma da mobilidade em Vila Nova de Famalicão está a mudar e dentro de um ano a relação dos famalicenses com a cidade vai ser diferente. Para além das obras que estão a decorrer de recuperação dos cerca de 11 quilómetros da via ciclo-pedonal que liga Famalicão à Povoa de Varzim, a autarquia liderada por Paulo Cunha deu esta semana mais um passo para a concretização desta mudança ao arrancar também com a construção dos primeiros quatro quilómetros da rede de ciclovias urbanas, num investimento de mais de dois milhões de euros.
A intervenção que hoje foi apresentada à comunicação social divide-se em dois lotes, ambos com um prazo de execução de 365 dias.
A obra referente ao primeiro lote vai arrancar no final de agosto e prevê a implementação de uma via ciclável e pedonal que irá ligar a Estação de Caminhos de Ferro, desde a Avenida 25 de Abril, às escolas e aos parques de Sinçães e da Devesa, interligando os principais pontos de entrada na cidade.
Este primeiro lote foi adjudicado à empresa José Moreira Fernandes & Filhos, por um valor superior a um milhão de euros, e compreende três eixos: entre o Parque 1.º de Maio, a Avenida do Brasil e o Parque de Sinçães; entre a Avenida 25 de Abril, o Parque 1.º de Maio e a Rua Padre Benjamim Salgado, e da Avenida do Brasil até ao entroncamento com a Rua Fernando Mesquita e daqui até ao Parque da Devesa e rotunda de acesso à variante.
A zona envolvente do Parque 1.º Maio sofrerá, de resto, algumas alterações significativas de forma a que seja possível compatibilizar com segurança a rede ciclável e pedonal nesta zona de acesso às escolas e de elevado tráfego automóvel. Entre as novidades está, por exemplo, a requalificação da Avenida 25 de Abril, entre o Parque 1.º de Maio e a Estação Ferroviária, e a construção de uma rotunda nesse mesmo troço da Avenida que permitirá circular no sentido da rua da Reguladora, a Rua José Carvalho, sem ter que contornar o parque.
Quanto ao segundo lote, a obra está a decorrer tendo sido adjudicada à empresa Dacop - Construções e Obras Públicas por um valor superior a um milhão de euros e vai garantir que o corredor previsto no lote 1 tenha ligação à via ciclo-pedonal Famalicão-Póvoa, através da Rua António Sérgio, do viaduto sobre a linha férrea, que também será alvo de uma intervenção, e da Rua Daniel Rodrigues.
O presidente da Câmara Municipal fala numa “revolução e numa rotura com o modo clássico de utilização da via pública”.
“Estamos a dar a oportunidade aos famalicenses de escolherem a forma como querem usar a via”, uma vez que com esta intervenção, esclarece Paulo Cunha, “estamos a criar condições de segurança e de conforto para que se assista a uma compatibilização entre os vários meios de transporte”.
O autarca lembrou ainda que esta nova via vai promover e facilitar a intermobilidade entre a bicicleta e o transporte público de passageiros, sobretudo pela ligação à estação ferroviária, enaltecendo também a dimensão turística do projeto. “Estamos a melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem, trabalham e estudam, mas estamos também a tornar o território mais atrativo para quem nos visita. Quem chega a Famalicão de comboio poderá facilmente aceder, a pé ou de bicicleta, a vários pontos de interesse”.
Refira-se que a obra está inserida na operação do PEDU de Famalicão, cofinanciado pelo Norte2020, através do Fundo Regional de Desenvolvimento Regional.