O “Haja Saúde” vai debater as urgências médicas e o programa “Ligue Antes, Salve Vidas”, sistema nacional de atendimento e triagem nos serviços de urgência, em implementação desde 2023, e que tem registado excelentes resultados em diversas unidades de saúde a nível nacional.
A sessão realiza-se a 13 de novembro, quarta-feira, no auditório da Biblioteca Camilo Castelo Branco, e tem como oradores Nuno Cardoso, Diretor do Serviço de Urgência do Hospital de Famalicão, de João Marques, Diretor Clínico da Rede de Unidades de Saúde Primárias e de Pedro Raúl, Enfermeiro Chefe do Serviço de Urgência da unidade hospitalar.
A partir da próxima semana o atendimento no Serviço de Urgência na Unidade Local de Saúde do Médio Ave vai ser feito apenas por referenciação do utente pela linha SNS 24, pelo CODU, pelas unidades de cuidados de saúde primários, por médicos ou outras instituições de saúde, a quem cabe encaminhar os utentes, conforme a gravidade, para autocuidados, para o Centro de Saúde ou para o Serviço de Urgência.
Esta mudança tem como objetivo a melhoria do atendimento, com uma orientação correspondente à situação clínica e a garantia de agendamento de uma consulta nos Cuidados de Saúde Primários num prazo máximo de 24 horas.
“Ir para o local certo e não correr riscos de esperar tanto tempo. E basta uma chamada” é um dos argumentos do sistema, com vantagem de que os utentes, que ficam a aguardar a consulta no conforto de casa até à hora da consulta agendada pelos serviços de saúde e evitam desta forma deslocações desnecessárias às urgências, muitas vezes, permitindo que situações verdadeiramente urgentes possam ser melhor atendidas, num gesto que pode ‘Salvar Vidas’.
O “Haja Saúde” é uma ação que procura promover a literacia e educação em Saúde, aberta a toda a comunidade, desenvolvida pelo Município de Vila Nova de Famalicão em parceria com a Unidade Local de Saúde do Médio-Ave e o Hospital Narciso Ferreira.
A sessão decorre a partir das 21H00 e é de entrada gratuita.