Agenda Municipal / Atividade Pedagógica Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal

Entrada gratuita | Marcação obrigatória: geral@camilocastelobranco.org | Público alvo: pré-escolar (dos 3 aos 12 anos)
Andersen e Fischer, dois amigos dinamarqueses em Portugal” é o mote da homenagem a Niels Fischer, que acontece no ano que se assinala os 220 anos do nascimento de Hans Christian Andersen, os 20 anos da exposição Hans Christian Andersen e os 10 anos da morte de Niels Fischer.
Considerando que Niels Fisher convidou os agrupamentos de escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão a interpretar os contos do escritor dinamarquês e criarem uma exposição que esteve patente na Casa de Camilo - Centro de Estudos, de março a setembro de 2007, a Casa de Camilo não poderia deixar de prestar a sua homenagem a estes dois amigos dinamarqueses, que nos permitiram desenvolver um trabalho muito proveitoso e enriquecedor junto ao público escolar.
Programa
Quarta 09
O Patinho Feio – "Transformação Mágica"
A partir da visualização do filme "O patinho feio" vamos vivenciar visualmente a jornada do personagem e refletirmos sobre a importância da persistência e da autoconfiança.
Quinta 10
A Princesa e a Ervilha – "O Teste Real"
Nesta história, a sensibilidade da princesa é posta à prova por uma pequena ervilha escondida debaixo de vários colchões.
Nesta proposta vamos trabalhar a atenção aos detalhes e a importância de perceber como os detalhes ajudam a dar sentido às pequenas coisas da nossa vida.
Terça 15
Polegarzinha – "A Menina Mágica"
Polegarzinha é uma personagem pequenina que vive aventuras num mundo encantado, rodeada pela natureza. Para recriar esta atmosfera mágica, as crianças irão montar minijardins em pequenos vasos ou caixas recicladas, utilizando folhas, terra e flores. Esta atividade incentiva o contacto com a natureza e a valorização dos pequenos detalhes da vida.
Quarta 16
A Pequena Sereia – "Mergulho Criativo"
O fundo do mar é o cenário onde vive a Pequena Sereia, um mundo cheio de cores e seres fascinantes. Usando esponjas e tinta azul, as crianças farão uma pintura inspirada no oceano. Para tornar a atividade ainda mais envolvente, irão colar recortes de sereias previamente preparados, criando uma ligação direta com a história. Esta atividade estimula a criatividade e a expressão artística, permitindo-lhes mergulhar no universo mágico do conto.