O SEU LUGAR

Arco do Senhor dos Aflitos tem mais 40 metros de altura

14-07-2016
Mais de quarenta metros de altura, cerca de 10 toneladas de madeira e o trabalho de várias centenas de pessoas. São estes os principais números da construção do Arco do Senhor dos Aflitos, que a população da freguesia de Santiago da Cruz decidiu retomar 30 anos depois de esta tradição ter sido interrompida.
De acordo com a Comissão de Festas desta romaria minhota, que se realiza anualmente, o arco será erguido no próximo sábado, dia 16 de julho, pelas 15h00, no Largo do Senhor dos Aflitos. Desde início de junho que a população trabalha diariamente na construção do arco que ficará erguido até meados de setembro.
Até ao início da década de 80, o Arco era um dos principais destaques da romaria. Em breve resumo, o Arco era construído e asseado por todos, novos e velhos, de dia e de noite, que se juntavam no Largo do Senhor dos Aflitos em espírito de festa e davam asas a um belo arco que chegou a ser um dos Arcos mais altos da Península Ibéria. Quem se lembra, conta que naquele mesmo Largo, juntavam-se centenas e centenas de pessoas, inúmeras excursões de outros pontos da região, só para poder ver o convívio das pessoas e o erguer do Arco do Senhor dos Aflitos, tal era a tao bonita tradição.
Mais de três décadas depois, a comissão empenhou-se em recriar uma antiga tradição e dar ao povo de Cruz a alegria de reviver este feito que marca a freguesia e a sua romaria.
99466 leituras