É já o maior evento do género na Europa. As 24 horas de BTT, promovidas pela Associação Amigos do Pedal, decorreram neste fim-de-semana, em Vila Nova de Famalicão, e reuniram mil atletas e mais de 300 equipas numa verdadeira e única festa do BTT.
“Os elogios chegam de todo o lado e o balanço é francamente extraordinário” afirmava o presidente da Associação Amigos do Pedal, Paulo Machado Ruivo, visivelmente satisfeito, a fechar a prova. Um dos maiores elogios veio do campeão europeu de resistência em BTT, Rodolfo Dias, que participou na prova. Habituado a estas andanças o atleta considerou “o evento monumental, um dos melhores da Europa” e demonstrou a sua satisfação referindo que “existe uma simbiose perfeita entre competição e festa”.
“Foram 24 horas de muita pedalada, pura adrenalina, emoção e muito convívio, marcadas, claro, pelo entusiasmo e entrega das participações individuais e de equipas de 2, 4 ou 6 elementos”, acrescentou Paulo Ruivo.
No final, os grandes vencedores a solo foram Domingos Ladislau (masculino), que fez 51 voltas, numa média de 459 quilómetros e Ana Rocha (feminino), que fez 35 voltas, 315 quilómetros. Nas equipas destaque para a TIRSO BIKER'S (4 elementos) que conseguiu as 70 voltas e a BAIQUIM TEAM 6MX (6 elementos), que fez 65 voltas.
Prémios à parte, todos os participantes foram vencedores deste mega evento, que se afirma cada vez mais a nível nacional e europeu como uma grande festa desportiva, combinando a competitividade com a diversão e a camaradagem.
A contribuir para este fenómeno está a organização da prova que dispõe de uma mega-estrutura que garante, desde logo, aos atletas todas as comodidades necessárias a uma experiência inesquecível em Famalicão. Desde o espaço para a montagem das tendas até ao percurso da competição, nada é deixado ao acaso. É este rigor organizativo que explica o sucesso do evento. Além disso, é ainda proporcionado um conjunto de atividades de animação para familiares e amigos. “Tentamos, desde a primeira hora, criar dinâmicas para as famílias para que possam acompanhar os atletas”, explica Paulo Ruivo, referindo-se à instalação de um parque infantil e insufláveis. No local era ainda possível acompanhar o Tour de France num ecrã gigante.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, foi um dos participantes da prova e mostrou-se também ele “muito satisfeito e orgulhoso por uma prova desta dimensão decorrer em Vila Nova de Famalicão”.