Abrem esta quarta-feira, 12 de fevereiro, as candidaturas às Bolsas de Talento Jovem, programa promovido pelo município de Vila Nova de Famalicão de incentivo à promoção do talento juvenil e de promoção do concelho como um território de talento e inovação.
Os destinatários desta medida são os jovens entre os 16 e os 35 anos, a residir e/ou a estudar no concelho de Famalicão há, pelo menos, 3 anos.
Proporcionar aos jovens a descoberta e desenvolvimento do seu potencial criativo e inovador, através da experimentação, identificação, conhecimento e estímulo do seu talento; sensibilizar os jovens para a importância do desenvolvimento das suas competências pessoais, vocacionais e sociais e projetar nacional e internacionalmente a imagem de Vila Nova de Famalicão como território de talento e inovação são os principais objetivos deste programa lançado pela autarquia.
Os projetos a submissão, a título individual, deverão incluir uma atividade ou um conjunto de atividades a desenvolver preferencialmente fora do concelho, no contexto nacional ou internacional, de desenvolvimento do talento dos jovens, em diversas áreas como o ambiente, cultura, arquitetura, ciência, tecnologia, ciências sociais, artes, saúde.
No primeiro ano foram atribuídas seis bolsas, com projetos apoiados de estágio na ONU, na Embaixada de Portugal em Seul, numa formação avançada no Ballet da Catalunha, na sessão Internacional do Parlamento dos Jovens na Chéquia e na Roménia e num projeto de produção e realização de uma curta-metragem, num montante global de 7096 euros.
A dotação orçamental do município para este programa é de 15 mil euros, sendo que o apoio pode ir até ao montante máximo de 1500 euros a cada projeto.
O regulamento, candidaturas e formulários do programa são disponibilizados online no Portal do Famalicão Made IN, em www.famalicaomadein.pt, e no Portal da Juventude do Município, em www.juventudedefamalicao.org