O atleta paralímpico Luís Silva acaba de se sagrar campeão europeu na categoria de Pares em Boccia 3. A formação portuguesa conquistou o primeiro lugar do pódio, depois de ter vencido por 7-2 a equipa da Grécia, na final desta manhã. O atleta famalicense conquista assim mais uma medalha em conjunto com José Macedo e Armando Costa, garantindo o Ouro no Campeonato da Europa de Boccia 2013, realizado em Guimarães e integrado no programa de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013.
No final do encontro o atleta famalicense realçou a importância desta vitória, que garante o acesso direto da formação aos Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. “Uma sensação de dever cumprido”, refere Luís Silva, que aproveitou ainda a oportunidade para agradecer “o apoio de todos os que estiveram presentes no Pavilhão Multiusos”, deixando também um especial agradecimento à Câmara Municipal de Famalicão, que disponibilizou um autocarro para que os apoiantes do atleta assistissem aos jogos da competição.
Recorde-se que Luís Silva ficou na história desportiva de Famalicão como o primeiro famalicense a conquistar uma medalha olímpica. O atleta conquistou a medalha de prata na modalidade Pares BC3 nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, depois de ter perdido na final, curiosamente, contra a equipa grega.