O SEU LUGAR

Município associa-se à ação nacional “A Terra Treme”

03-11-2015
Os funcionários da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vão ser desafiados a associarem-se na próxima sexta-feira, dia 6 de novembro ao exercício de sensibilização nacional para o risco sísmico “A Terra Treme”. Trata-se de um exercício de preparação e autoproteção para o risco sísmico, com a duração de apenas um minuto, em que qualquer cidadão pode participar. A ação decorre pelas 11h06.
A iniciativa, promovida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil tem como objetivo chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.
Neste sentido, a ocasião será aproveitada para relembrar os procedimentos que se deve adotar antes, durante e depois de um sismo, a começar pela sua casa e a sua família. Baixar, Proteger e Aguardar são os três gestos que se deve adotar em caso de sismo.
Os interessados em participar na iniciativa, sejam escolas, famílias ou empresas devem efetuar a sua inscrição no site www.aterratreme.pt/.
Refira-se que esta iniciativa vai de encontro às propostas enunciadas no Quadro de Ação de Hyogo subscrita por 168 Estados-Membros da Nações Unidas. No quadro da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes (ISDR) promovem-se vários projetos e ações tendo como preocupação central aumentar a capacidade de resiliência das comunidades, tendo Portugal em 2010 criado formalmente a Plataforma Nacional para a Redução de Catástrofes, seguindo os mesmos princípios e objetivos centrais - “A resiliência de um grupo, comunidade, ou organização, está dependente das capacidades que em conjunto conseguem desenvolver e que lhes permitam adaptar-se e fazer face a situações de mudança e perturbação, sem grandes danos, nem perda de recursos” (UNISDR, 2005).
89670 leituras