A União Desportiva de Calendário, uma associação fundada há cerca de ano e meio, em Junho de 2013, e que resultou da união do Grupo Desportivo Lagense e do Clube Desportivo Juventude Académico, vai receber um subsídio da Câmara Municipal de Famalicão no valor de 190 mil euros para apoio à concretização de obras de melhoramento e instalação de relvado sintético. A proposta para a atribuição de apoio financeiro foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do executivo municipal. Esta associação que ganhou uma maior força cívica e desportiva com a união dos dois clubes de Calendário junta-se assim ao grupo de clubes famalicenses com relvado sintético.
A colocação de relvados sintéticos tem sido, aliás, uma das apostas da autarquia famalicense que tem vindo a desenvolver um Plano Municipal de Apoio ao Arrelvamento de Campos de Futebol, abrangendo já cerca de uma dezena de clubes, num investimento de perto de dois milhões de euros.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, o objetivo deste investimento é “equipar os campos de jogos de melhores condições desportivas, quer ao nível da qualidade, da segurança e do conforto, possibilitando, deste modo, que os clubes desempenhem o seu papel em matéria de formação e desenvolvimento desportivo dos jovens atletas”. Neste âmbito, de acordo com o autarca “os pisos sintéticos são reconhecidamente a melhor opção do ponto de vista custo/benefício, por se verificar um reduzido custo de manutenção e um longo período de vida útil, por outro lado, esta solução permite uma elevada carga de utilização, facultando a realização de mais treinos e mais jogos em menos tempo”.
Refira-se que a União Desportiva de Calendário já está a desenvolver a atividade desportiva regular e federada, encetando agora um projeto de reabilitação e melhoramento das antigas instalações do Grupo Desportivo Lagense, composta por sede social, balneários, campo de futebol 5 e campo de futebol 11 com bancada coberta.
O projeto prevê a renovação do piso do campo de futebol 5, arrelvamento sintético do campo de futebol 11, substituição da cobertura da bancada, pintura exterior completa das instalações, renovação de balneários e áreas envolventes a ambos os campos de jogos.
Paulo Cunha elogiou a união dos clubes, salientando que com a nova associação “todos saem a ganhar. As vantagens são muitas e os custos são menos, há mais sinergia de esforços e os resultados já se notam”, salientou.