Maio é sinónimo de flores em Vila Nova de Famalicão e o mercado urbano ‘Vai à Vila!’ deste fim-de-semana antecipa já a realização de mais uma edição da Festa da Flor – que decorre de 9 a 11 de maio – com a realização do Mercado Florido, este sábado e domingo, dias 3 e 4 de maio, na Praça D. Maria II.
O primeiro mercado Vai à Vila de maio traz flores e muita animação ao centro da cidade. O Mercado Florido pode ser visitado das 10h00 às 21h00 no sábado e das 10h00 às 18h00 no domingo.
O mês de maio será preenchido com mais três mercados urbanos.
Nos dias 15 e 16, entre as 10h00 e as 20h00, o Mercado do Emprego e da Formação traz para a Praça D. Maria II dezenas de empresas famalicenses e entidades de formação que aproveitam o certame para divulgar oportunidades de emprego e formação.
Participam no mercado a Continental Mabor, TMG Group, Salsa Jeans, VLB Group, Riopele, Maqfort, ROQ Group, Comfysocks Portugal, Metalogalva, AMOB Group, HESS Portugal, Grupo ACA, Porminho, Grupo Primor, Lourofood e CM Socks, com cerca de três centenas de vagas de emprego. Durante estes dois dias será possível conhecer os perfis profissionais procurados pelas empresas – desde administrativos a quadros qualificados e operadores –, entregar currículos e explorar as oportunidades de emprego atualmente disponíveis.
Participam ainda no certame as escolas CIOR, FORAVE, CENFIM, DIDÁXIS, CESPU, CITEVE, Universidade Lusíada e IPCA, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF).
Ainda em maio, no dia 17, entre as 10h00 e as 18h00, decorre o Mercado das Famílias Interculturais, promovendo a cultura, os costumes e as tradições das famílias imigrantes junto da comunidade famalicense.
O programa de maio dos mercados ‘Vai à Vila!’ termina com o Mercado da Saúde, realizado em parceria com a Escola Profissional CIOR, no fim-de-semana de 23, 24 e 25 de maio, com diversas ações que visam sensibilizar os famalicenses para as questões da saúde e do bem-estar.
Os visitantes terão acesso a vários tipos de rastreios - pressão arterial, índice de massa corporal, glicemia e colesterol, frequência cardíaca e acuidade auditiva e visual. Poderão também com muita atividade física, workshops, oficinas e outros momentos proporcionados pela CIOR no âmbito do projeto “Mixing Art. IV”.
O mercado da saúde poderá ser visitado das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 na sexta-feira, dia 23, e das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h30 nos dias 24 e 25, sábado e domingo.
Os programas detalhados de todos os mercados urbanos podem ser consultados em www.famalicao.pt.