Foram 211 os famalicenses que ontem receberam os diplomas e certificados pelo aumento das suas qualificações através do Centro Qualifica de Famalicão.
Desde que entrou em funcionamento, em 2014, o Centro Qualifica já encaminhou e acompanhou mais de 12 mil adultos para ofertas formativas qualificantes.
É o caso de Vitor Brito, Bombeiro de profissão, que através do Centro Qualifica concluiu o 12º ano.
“Além da satisfação pessoal, as qualificações vão abrir-me novas portas para a melhoria das condições profissionais e progredir na carreira”.
Também Carla Pereira concluiu o Ensino Secundário através do Qualifica. “Saí da minha zona de conforto, houve muita coisa que eu já não sabia, e agora, terminado este percurso sinto-me realizada e com muita vontade de continuar a estudar”.
Os números do Centro Qualifica de Famalicão mereceram o elogio da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).
Na cerimónia, Ana Cláudia Valente, em representação da ANQEP, salientou o envolvimento do Município e o trabalho em rede realizado em Famalicão como um bom exemplo do caminho a fazer.
“Portugal está abaixo daquilo que é a média da União Europeia no que às qualificações diz respeito e sofremos de um défice de qualificação estrutural”, combatido com ações como as que os Centros Qualifica estão a colocar no terreno.
“Ver aqui mais de duzentos adultos a receber diploma de certificação é a validação de que estamos a fazer um bom trabalho”, acrescentou.
A funcionar desde 2014 o Centro Qualifica de Famalicão formou já validou mais de 1400 adultos em Processos de RVCC e mais de 11 mil cidadãos certificados em formação qualificante.
“É uma aposta estratégica do Município porque os indicadores são objetivos: com mais qualificação temos melhor emprego e há uma relação direta com os níveis de qualificação, com os níveis salariais e também com mais desenvolvimento no território”, apontou o presidente de Câmara, Mário Passos.
A cerimónia encheu a Casa das Artes de Famalicão, com os adultos certificados e os familiares a receberem do autarca ainda um desafio: “Não fiquem por aqui e continuem com ambição, com objetivos e metas”, concluindo que “com mais qualificação vocês são mais realizados e o território mais rico e qualificado”.
Em Vila Nova de Famalicão, o Centro Qualifica atua em articulação com cerca de uma centena de parceiros, com escolas, universidades, empresas e entidades locais, sempre com o objetivo de garantir o acesso da população adulta a oportunidades educativas e formativas de qualidade, permitindo-lhes adquirir novas competências, atualizar conhecimentos e aumentar as suas qualificações.