Vila Nova de Famalicão vai receber, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Verde ECOXXI, que reconhece as boas práticas de desenvolvimento sustentável adotadas pela autarquia. Para o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, este galardão mostra, mais uma vez, como “a sustentabilidade é um fator central na estratégia do município”.
O projeto ECOXXI avalia a prestação dos municípios e distingue como eco-municípios os que apresentam boas políticas, ações e atividades ligadas à educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, conservação da natureza, à energia, água, ar, mobilidade, resíduos, entre outras áreas. No conjunto dos 21 indicadores de sustentabilidade local, utilizados na avaliação da prestação dos municípios, Famalicão alcançou a pontuação de 72,8% - a nota mais alta de sempre.
“Esta distinção reforça o compromisso de Famalicão para com a sustentabilidade e motiva-nos, de ano para ano, a fazermos mais e melhor”, notou Mário Passos. A cerimónia de entrega do galardão vai desenrolar-se no dia 28 de novembro, na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Refira-se que o programa ECOXXI foi implementado em 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). O projeto apresenta-se como uma ferramenta necessária para a aplicação dos pilares do desenvolvimento sustentável. Além de reconhecer e identificar boas práticas de sustentabilidade das diferentes autarquias, o programa também valoriza a educação no sentido da sustentabilidade e a qualidade ambiental.