A Misericórdia de Riba de Ave inaugurou na sexta-feira, 20 de dezembro, duas novas valências dedicadas ao apoio à demência: a Unidade de Cuidados Paliativos e a Unidade de Dia e Promoção da Autonomia, dois projetos integrados no CIDIFAD - Centro de Investigação, Diagnóstico, Formação e Acompanhamento das Demências, instalado na Vila de Riba de Ave, próximo do hospital Narciso Ferreira.
A inauguração foi presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que visitou as instalações e definiu projeto como “virado para o futuro”.
A ministra garantiu o apoio do governo para estes novos serviços, que entende como um dos grandes desafios futuros.
“É um projeto que aborda um dos desafios mais significativos das sociedades – a prestação de cuidados de saúde na demência e terceira idade – e temos de fazer tudo para viver mais e viver melhor, garantindo bons cuidados preventivos e cuidados de saúde humanizados”, assinalando que infraestrutura é um bom exemplo disso, pela equipa multidisciplinar de excelência, com equipamentos e tecnologia capaz de oferecer todas as respostas neste âmbito.
A Unidade de Cuidados Paliativos tem capacidade para 20 camas e a Unidade de Dia e Promoção da Autonomia pode acolher até 30 utentes, dado também apoio às famílias.
Pretende garantir a prestação de cuidados continuados integrados de estimulação, manutenção, promoção de autonomia e apoio a pessoas com diferentes graus de dependência, sem necessidade de internamento.
“É uma resposta importante para a comunidade local e regional. A isto acrescenta uma estreita interligação da rede de profissionais e de serviços, com um particular enfoque na investigação e na formação” assinalou o Presidente de Câmara, Mário Passos.
O autarca elencou os muito investimentos que estão a ser feito na área da saúde no concelho, nomeadamente no âmbito dos cuidados de saúde primários “onde estamos a dar passos importantes na requalificação dos espaços de forma a servir melhor a população do concelho".