O Município de Vila Nova de Famalicão foi distinguido com o “Prémio de Boas Práticas Erasmus+ Juventude e Desporto”, da Agência Nacional Erasmus+ Juventude e Desporto / Corpo Europeu de Solidariedade, pelo projeto desportivo “Mais e Melhores Anos Europa - Europe More and Better Years”.
A entrega da distinção – inserida na ação de Mobilidade de pessoal no domínio do desporto, na categoria “Inclusão e Diversidade” – aconteceu no dia 12 de dezembro, na II Gala de Boas Práticas Erasmus+, que teve lugar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
“Este reconhecimento reforça a importância do Mais e Melhores Anos, um programa que, através da atividade física, ajuda os famalicenses a melhorarem a sua saúde, bem-estar e qualidade de vida”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos. “O Mais e Melhores Anos tem mais de 20 anos de existência e, este ano, ganhou um destaque internacional”.
Promovidos pela Agência Nacional Erasmus+ - Juventude e Desporto/Corpo Europeu de Solidariedade, e Educação e Formação -, os “Prémios Boas Práticas Erasmus+” pretendem dar visibilidade às entidades que, em conformidade com as prioridades do programa, desempenham um papel importante na promoção da Inclusão e Diversidade, da Transformação Digital, da Proteção do Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática e da Participação na vida democrática.
Recorde-se que o projeto europeu “Mais e Melhores Anos Europa” (“More and Better Years”) é dinamizado pelo Município de Famalicão, através do pelouro do Desporto, em parceria técnico-estratégica com a associação italiana, Stare Biene Ensieme. O projeto, financiado pelo programa “Erasmus +” da Comissão Europeia, tem como objetivo apresentar e partilhar a metodologia e experiências do programa municipal “Mais e Melhores Anos”, numa troca de boas práticas e partilha de modelos de trabalho cooperativo entre o município famalicense e autarquias da região italiana de Lombardia, no sentido de promover a valorização dos recursos humanos municipais, através de encontros europeus que também contaram com a participação de utentes do programa.