O Presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, esteve esta terça-feira, 5 de fevereiro, em visita à União de Freguesias de Famalicão e Calendário, para dar sequência ao roteiro ‘Presidência de Proximidade’, que tem feito pelo concelho.
“Famalicão e Calendário são um exemplo do que estamos a fazer por todo o concelho, com investimentos sustentados e com impacto na população”, apontou Mário Passos no decorrer da visita que fez pela União de Freguesias.
Mário Passos visitou o andamento das obras que estão a decorrer de construção da Unidade de Saúde Familiar de S.Miguel-o-Anjo, um investimento comparticipado pelo PRR, superior a 2,1 Milhões de euros, que fica enquadrado naquilo que será o futuro Parque do Pelhe, uma mancha verde de cerca de 8 hectares junto ao rio Pelhe.
“É muito importante sentirmo-nos apoiados enquanto Presidentes de Junta e, nestas visitas, mostrar as nossas preocupações, que são as da população, discutindo as melhores soluções para as solicitações que nos chegam no dia-a-dia”, disse a autarca Estela Veloso, que acompanhou o edil ao longo de toda a tarde.
Mário Passos esteve também na Bruma, marca no mercado há mais de 70 anos, referência na criação de torneiras que equilibram eficiência e design, refletida em mais de 25 coleções de produtos com clientes em todo o mundo.
O roteiro 'Presidência de Proximidade' havia começado a visita com almoço na EB 2,3 Júlio Brandão.
“Esta interligação entre a autarquia e as escolas é importante, para melhor conhecer a comunidade educativa”, referiu Fedro Guimarães, coordenador do estabelecimento de ensino para o qual a autarquia está a trabalhar na elaboração do projeto de intervenção.
O roteiro é transversal e, mais uma vez, o autarca visitou obras em curso como a rotunda na Avenida dos Descobrimentos, ou os trabalhos já concluídos, como a pavimentação da Rua S. Miguel-o-Anjo. “São investimentos importantes que estamos a fazer e, através de protocolos com as juntas de freguesia, a colocar no terreno”, acrescentou Mário Passos.
O edil esteve ainda na antiga escola de Meães onde está instalado o projeto artístico e cultural The Village, um estúdio dedicado à produção artística para músicos e artistas famalicenses. “É importante que cá venham, permite ter a noção prática do que fazemos”, disse André Silvestre, diretor artístico do projeto.
Na reunião com o movimento associativo Mário Passos encontrou instituições históricas como o Famalicense Atlético Clube, Clube de Rugby, Banda de Música de Famalicão, Racho da Casa do Povo de Calendário ou a ACAFADO.
“São instituições diferentes, todas muito ativas e com forte implantação no território. Destes encontros levamos sempre ideias e formas para concretizar projetos e estreitar colaboração” resumiu o autarca.
Depois da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, o roteiro 'Presidência de Proximidade' segue na próxima semana com visita à freguesia de Lousado.