O final do ano está aí à porta, e, com ele, chega a altura de desvendar mais um pedaço da herança histórica de Vila Nova de Famalicão. O novo volume do Boletim Cultural de Famalicão, o n.º 4 da VI série, vai ser apresentado esta sexta-feira, 13 de dezembro, pelas 18h15, na sala Júlio Machado Vaz, no Museu Bernardino Machado.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, destaca, na nota de abertura, que o Boletim Cultural é “uma celebração viva da identidade da comunidade famalicense, refletindo o compromisso firme do Município em valorizar a cultura como um pilar estruturante do nosso território”. Deixa um agradecimento a todos os que contribuíram para a elaboração deste volume, “fundamental para que Vila Nova de Famalicão continue a afirmar‑se como uma comunidade que não só preserva e honra a sua identidade milenar, como também enfrenta os desafios contemporâneos de forma inovadora e determinada”.
O tema de referência volta a ser “Do local ao global”, que inspirou os 10 artigos presentes nesta nova publicação, que contou com contributos de professores universitários, investigadores e técnicos municipais, que abordam assuntos como o Julgado de Vermoim, os Gomes Loureiro, Camilo Castelo Branco, o Club dos Jovens Trabalhadores Portugueses de Paris, as linhas ferroviárias de Vila Nova de Famalicão, o Parque da Devesa, entre outros.
“O Boletim Cultural mantém‑se como um projeto de referência (…) um verdadeiro farol”, acrescenta ainda o vereador da Cultura, Pedro Oliveira.
Recorde-se que o Boletim Cultural de Famalicão começou a ser publicado em 1980, sendo uma das publicações mais antigas do género em Portugal. Cada volume possui uma compilação de trabalhos científicos que aprofundam o conhecimento sobre Vila Nova de Famalicão, debruçando-se sobre assuntos em torno do seu património e das suas gentes, e que inclui contributos em questões sociais e políticas do nosso tempo.
A apresentação da nova publicação vai contar com um momento cultural protagonizado pelo Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, An-Dança.
O volume n.º 4 da VI série do Boletim Cultural estará brevemente disponível para consulta em www.famalicao.pt/boletim-cultural.