Tem início na quinta-feira, dia 9 de março, o período de discussão pública da nova Unidade de Execução Urbanística da área norte da cidade de Vila Nova de Famalicão, que vai melhorar consideravelmente os acessos ao Hospital S. João de Deus e à zona envolvente, através da criação de uma rotunda na Avenida 9 de Julho e respetivas ligações viárias ao hospital e à zona do Talvai. O aviso em Diário da República foi publicado no passado dia 2 de março, e a discussão pública estará aberta por um período de 20 dias úteis - contado cinco dias após a publicação do aviso -, pelo que terminará no dia 5 de abril.
Os interessados poderão consultar a proposta da Unidade de Execução na página eletrónica do Município em www.famalicao.pt (aqui). Entretanto, no dia 20 de março, pelas 18h00, a Câmara Municipal organiza uma sessão de esclarecimento pública sobre o processo, que decorrerá no edifício dos Paços do Concelho, no Salão da Assembleia Municipal.
A área delimitada localiza-se junto da Avenida 9 de Julho e da Rua Norton de Matos, a norte do Hospital S. João de Deus, na União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário, abrange uma área com 23.490,25m², cumpre os requisitos legais quanto aos critérios de delimitação das unidades de execução e visa a estruturação e consolidação da área norte da cidade.
A proposta visa um reparcelamento e uma infraestruturação de uma área destinada à edificação. Com zonas comerciais e de serviços, e outras destinadas à habitação, permitindo, por sua vez, a eliminação de uma área de risco sanitário existente, bem como um novo acesso condigno e fundamental ao hospital, tanto para ambulâncias, como para o trânsito em geral, com a mais-valia de um parque de estacionamento público na proximidade.
A concretização da unidade de execução irá, também, permitir disponibilizar ao domínio público uma área de 3.274m² de terreno, para a construção de um Parque de Estacionamento Público, permitindo aumentar a oferta de lugares de estacionamento na área adjacente ao Hospital S. João de Deus.