É já este sábado que vão ser conhecidos os vencedores da 10.ª edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão. Este ano, são 48 as curtas-metragens que estão a concurso.
A cerimónia de encerramento do Ymotion está marcada para o dia 7 de dezembro, no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, pelas 21h00. Este momento de celebração contará com a presença de figuras de destaque da representação nacional, como os atores Isabela Valadeiro e Albano Jerónimo que é, de resto, o homenageado da edição deste ano do festival.
Até lá, o festival desenrola-se com as sessões competitivas, que permitem ao público eleger a sua curta-metragem favorita. As sessões estão a decorrer no Salão Nobre da Universidade Lusíada de Famalicão, até ao dia 6 de dezembro. Na sexta-feira, vão realizar-se ainda dois encontros com Rui Tendinha e os realizadores Maria Moreira e João Sá (“Novíssimo Cinema Português – Talentos de Famalicão”), e com Tiago Alves e o realizador Bruno Carnide (“Cinemax”), pelas 9h30 e 15h00, respetivamente, na Universidade Lusíada.
Este ano são nove as categorias a concurso. À melhor curta-metragem vai ser atribuída o “Grande Prémio Joaquim de Almeida”, no valor de 2500 euros. Haverá prémios para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, melhor documentário, o melhor filme de animação e para o filme preferido do público. Vão ser também distinguidas a melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia.
Note-se que esta 10.ª edição conta com um júri composto pelo argumentista Tiago R. Santos, as atrizes Paula Lobo Antunes e Carla Chambel, a jornalista de cinema Lara Marques Pereira, a realizadora e argumentista Silvana Torricella, e o escritor Valter Hugo Mãe.