A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, é a primeira biblioteca pública do país a criar e a dinamizar um clube de leitura inteiramente dedicado à temática dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas. A primeira sessão do Clube de Leitura “Partilhando os ODS” decorreu no passado sábado, 14 de novembro, em formato online e contou com a participação de 10 famílias que são agora as “Famílias Embaixadoras dos ODS”. A iniciativa decorre sempre no segundo sábado de cada mês, até julho.
O Clube de Leitura pretende assumir-se como um espaço especialmente dedicado à leitura e particularmente destinado às famílias famalicenses, onde pais e filhos são as “personagens” principais e nele terão a oportunidade de partilhar leituras e explorar em conjunto o mundo mágico dos livros.
Partindo do tema “Agenda 2030: 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”, as famílias participantes no clube serão convidadas a viajar através de 17 sugestões literárias pretendendo-se, com cada uma delas, abordar e refletir sobre cada um dos 17 ODS - Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável.
Assim, utilizando o livro como um aliado poderoso, capaz de fazer pensar, refletir, sonhar, imaginar, viajar, sorrir e inventar, o Clube pretende, através do livro e da leitura, sensibilizar as famílias para os problemas com que o planeta se depara e transformando-as em “Famílias Embaixadoras dos ODS”, na certeza de que cada uma refletirá sobre qual pode ser o seu contributo para tornar este planeta num lugar melhor e mais sustentável.
Após o reconhecimento, por parte da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, de todo o trabalho realizado pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em prol da divulgação e promoção para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, através do projeto “ODS: juntos mudamos o mundo” que já decorria, a Biblioteca de Famalicão decidiu aceitar o desafio de se assumir como a primeira Biblioteca Pública portuguesa a criar e dinamizar um clube de leitura dedicado inteiramente aos ODS’s.
Refira-se que a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas, é constituída por 17 ODS e pretende concretizar-se através do trabalho conjunto de governos e cidadãos de todo o mundo para criar um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas.
A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco já tem vindo a trabalhar na promoção e disseminação destes objetivos e, com mais esta iniciativa pretende contribuir para a construção de mais uma “história feliz” para o nosso planeta Terra!