Vila Nova de Famalicão foi considerado novamente um município ‘Mais Familiarmente Responsável’. O título é atribuído anualmente pelo Observatório dos Municípios Familiarmente Responsáveis e esta é a décima terceira vez – décima segunda consecutiva – que a autarquia famalicense é distinguida.
A distinção surge como forma de reconhecimento pelo trabalho que o município desenvolveu ao nível da implementação de políticas e de medidas de apoio às famílias ao longo do ano de 2023, nas áreas de Educação, Habitação, Transportes, Saúde, Cultura, Desporto e de Ação Social.
A atribuição de bolsas de estudo aos estudantes universitários, a criação das Bolsas de Talento Jovem, os apoios à renda e obras no âmbito do programa municipal Casa Feliz, o pagamento das inscrições federativas e respetivos seguros aos jovens atletas do concelho, a existência de um quarto escalão de apoio social municipal na Educação e a disponibilização de consultas de nutrição e de psicologia direcionadas para os jovens são algumas das medidas promovidas pela autarquia que explicam a distinção entregue a Vila Nova de Famalicão.
Refira-se que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis é um projeto promovido pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, juntamente com o Instituto da Segurança Social. Esta iniciativa pretende acompanhar, premiar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas ao nível de responsabilidade familiar.