O secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, o advogado e comentador político Luís Marques Mendes, a administradora da TMG, Isabel Furtado, a cientista, professora catedrática e ex-Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, são alguns dos oradores convidados do 5.º Fórum Económico Famalicão Made IN que se realiza no próximo dia 22 de outubro, em Vila Nova de Famalicão, sob o tema “Inteligência Artificial e Criatividade. Pode a cópia superar o original?”.
A iniciativa, marcada para as 14h30, na Casa das Artes, é promovida pelo município famalicense e pelo Jornal de Notícias/TSF e lançará para debate as questões relacionadas com a inteligência artificial e a forma como as tecnologias emergentes estão a transformar o cenário empresarial e económico. Será a inteligência artificial capaz de nos ajudar a romper e ultrapassar barreiras, a revolver padrões e a explorar territórios desconhecidos? Quais são, ou deverão ser, os limites à utilização de um instrumento que, estando já impregnado no nosso quotidiano, parece ter um poder desmedido? Temos nas mãos uma ferramenta gozosa ou perigosa? Ou ambas?
A abertura estará a cargo do presidente da autarquia, Mário Passos, e do diretor de Jornal de Notícias, Vitor Santos, que antecedem a intervenção do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
Pelas 15h00, seguem-se as intervenções do filósofo e ensaísta Daniel Innerarity (depoimento gravado), um dos pensadores mais influentes a nível mundial, e de Luís Marques Mendes.
Pelas 15h45, tempo para o painel “Criar, criar, criar. A Transição Digital é uma locomotiva”, com a moderação de Manuel Molinos, diretor-geral digital do JN, e as intervenções de Gil Sousa, cofundador da ESI-Robotics, Isabel Furtado, administradora executiva da TMG, Elvira Fortunato, Professora Catedrática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, Pedro Santos, Vice-Presidente da ACEPI (Economia Digital Portugal), e Luís Borges Gouveia, Professor Catedrático na Universidade Fernando Pessoa.
O encerramento estará a cargo do vereador da Economia e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima.
A participação no Fórum é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória até à lotação da sala, ou até ao final do dia 21 de outubro aqui.
Referir ainda que a iniciativa está inserida no programa comemorativo do 10.º aniversário do programa municipal Famalicão Made IN, lançado em 2014 com o objetivo de exponenciar a performance económica do concelho, promover a sua genética empreendedora, captar novos investimentos e auxiliar empresários e empreendedores no desenvolvimento de projetos empresariais.
A primeira década do Made IN está a ser assinalada ao longo deste mês de outubro, com diversas iniciativas associadas.
O trabalho do Famalicão Made IN foi, de resto, um dos argumentos que valeu a Vila Nova de Famalicão o título de Região Empreendedora Europeia 2024.